
O COMITÊ SUAS/SC – COVID19 POSICIONA-SE SOBRE A CONJUNTURA ATUAL NO GOVERNO DO ESTADO:
A Política Pública de Assistência Social – serviço essencial antes, durante e após a pandemia -, não recebe a devida atenção e importância pela gestão estadual de Santa Catarina. No âmbito desta administração, o governo não se responsabiliza efetivamente com as obrigações legais do seu nível de gestão da área.
É urgente uma ação expressiva do órgão gestor estadual como garantidor que é da proteção social do nosso estado, junto com as gestões municipais. O estado deve estar aguerrido no enfrentamento das mazelas trazidas pela pandemia da Covid-19, agregando todas as forças para pensar coletivamente os caminhos para minimizar as tantas repercussões desta grave crise sócio sanitária, que surpreendeu e surpreende o mundo em 2020.

Diante deste cenário e em razão da atual exoneração da responsável pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, o COMITÊ SUAS/SC – COVID19, apreensivo com os profissionais desta Secretaria e com o imprescindível papel dessa pasta para o fortalecimento do SUAS em Santa Catarina, reapresenta para a sociedade catarinense e, especialmente, para a governadora interina e para os/as atuais responsáveis pela pasta, o Manifesto lançado em setembro sobre a atual situação do Sistema Único de Assistência Social em Santa Catarina (clique para acessar).
O Comitê SUAS/SC – Covid19: em defesa da vida ao tempo que informa a sociedade catarinense sobre a atual conjuntura do governo estadual, demonstra preocupação e insatisfação com a gestão da Política Pública de Assistência Social no estado.